Eu acredito nas RPPNs!

A Confederação quer conhecer quem são as pessoas que acreditam na causa das RPPNs em todo o Brasil!

 

Para participar basta enviar uma foto sua junto a natureza (fundo natureza) + um "breve depoimento" declarando o seu vínculo afetivo com as RPPNs + cidade/estado de origem de para o e-mail levantamentorppn@gmail.com.

 

Caso seja proprietário ou trabalhe em uma RPPN favor mencionar o nome da reserva na mensagem! Caso deseje mencionar onde trabalha e/ou o que faz favor inserir essas informações na mensagem também!

 

As fotos recebidas serão publicadas aqui em ordem alfabética! Participe! 

Clique nas fotos para visualizar os depoimentos!

Allan Magalhães

Allan Magalhães

“Entre a Propriedade Rural contextual à consolidação efetiva da Ecologia de fragmentação de RPPN´s no Brasil existem decisivos tesouros ainda escondidos dos silenciosos ativistas formiguinhas..., a eles a minha admiração e respeito". Engenheiro e Ecólogo Conservacionista – Reserva Particular Buraco Paiol Unidade de Gestão IEF - Ouro Preto (MG)

Aline e Luiz Nelson

Aline e Luiz Nelson

"Salve a Natureza!!! Viva as RPPN´s!!!! Compromisso com a Biodiversidade, com as nascentes e com as presentes e futuras gerações!!!! Já estamos à caminho de 1.000.000 ha de áreas protegidas, no território brasileiro..." RPPN Reserva Bom Retiro Aldeia Velha - Casimiro de Abreu (RJ)

Ana Celina Tiburcio

Ana Celina Tiburcio

"É um privilegio trabalhar em prol da conservação voluntária! Melhor ainda é ter uma RPPN no 'quintal' de casa! Vencer desafios e contribuir com um bem enorme! Parabéns, RPPNistas de todo o nosso Brasil! 'Eu acredito nas RPPNs' como um poder cidadão de escolha e gestão do próprio território! 'Eu acredito nas RPPNs' como educação para a sustentabilidade, negócios sustentáveis e qualidade de vida! Muita!" Comunicação Institucional - FREPESP São José dos Campos (SP)

Andréa Moreira

Andréa Moreira

"Eu acredito nas RPPNs porque são a concretude da proteção da natureza em respeito a vontade de um, que reverbera em benefícios para existência de todos nós!!!" Gestora Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA/CE)

Angelo Guimarães Simão

Angelo Guimarães Simão

"A criação da RPPN Refúgio Carolina, nome dado em homenagem a minha pequena filha, foi a concretização de um sonho de muitos anos! Foi a forma que eu encontrei para restabelecer a minha relação com a natureza e de propiciar para a Carolina a experiência única de conviver com a natureza. O que parecia no início um grande desafio acabou virando um espaço de muita alegria, satisfação e descobertas, um espaço para viver, conviver e ser feliz!" RPPN Refúgio Carolina Campo Largo (PR)

Antônio Eugênio Gadelha Vieira

Antônio Eugênio Gadelha Vieira

"As RPPN são criadas a partir de razões que conduzem a perpetuidade do bem e dos benefícios com sua existência. Se acreditamos, façamo-las acontecer e viver." Sitio Lagoa Guaramiranga (CE)

Deise Moreira

Deise Moreira

"Quando eu comprei minha propriedade em 1984, fiquei determinada a recuperar as áreas desmatadas, pois o local montanhoso, com várias nascentes e um rio merecia receber uma floresta. Em 1994, conheci a proposta das RPPNs via IBAMA. Era a certeza de que estava no caminho escolhido. Criei 2 RPPNS e ao longo destes 34 anos tornei-me defensora da preservação. Criamos a APN, a primeira associação de RPPN do Brasil e depois a CNRPPN" RPPNs Santa Fé e Cachoeira Grande Rio de Janeiro (RJ)

Beto Mesquita

Beto Mesquita

"Eu acredito nas RPPNs porque elas são a máxima expressão da força da sociedade, do compromisso de pessoas, organizações e empresas responsáveis, que sabem que a natureza é nosso maior patrimônio!" Consultor Ambiental Rio de Janeiro (RJ)

Ederson Simonetto Pagangrizo

Ederson Simonetto Pagangrizo

"Eu acredito que as RPPNs sejam um exemplo concreto que os amantes da natureza possam dar sobre como as pessoas podem viver em harmonia com o meio ambiente preservando sua essência e conectividade por toda a posteridade! É como diz um provérbio chinês: o melhor dia para se plantar uma árvore foi há 20 anos atrás, o segundo melhor dia é agora!" RPPNM Umbará Curitiba (PR)

Eliel de Assis Queiroz

Eliel de Assis Queiroz

"Acreditar, lutar e realizar. Comecei a criação da minha RPPN RESERVA AGULHAS NEGRAS em 1988, antes mesmo da existência da sigla e do SNUC. Em 2010 a criança nasceu!" RPPN Reserva Agulhas Negras - Resende (RJ)

Eny Hertz Bittencourt e Carlos Alves da Cunha Filho

Eny Hertz Bittencourt e Carlos Alves da Cunha Filho

“Ficamos encantados com a natureza bem preservada ao conhecer a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Macaé de Cima. Mesmo estando o sítio dentro dessa APA, a intenção de criar a RPPN Terra do Sol e da Lua foi mostrar que ações simples valem a pena para preservar o presente, deixando um legado precioso. A área está aberta para pesquisadores. A Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional Brasil nos apoiaram para a concretização desse antigo sonho. RPPN Terra do Sol e da Lua

Flávio Ojidos

Flávio Ojidos

"Eu acredito em pessoas, eu acredito em um mundo melhor e acredito que as RPPNs têm a força de mobilizar a sociedade para um futuro sustentável! Estou nesse movimento 'de cabeça' e procurando fazer a diferença que quero ver no mundo!" RPPN Gigante do Itaguaré Serra da Mantiqueira Cruzeiro (SP)

Glaucia Cabral

Glaucia Cabral

"Cada dia na RPPN Matumbo/RJ o sentimento sublime da vida se repete, no canto dos pássaros, no barulho das águas, no vento perfumado pelas flores e matas. Nada pode ser mais belo que a explosão do amanhecer e a serenidade do entardecer" Proprietária e Gestora da RPPN Matumbo Casimiro de Abreu (RJ)

Helvécio Rodrigues Pereira Filho

Helvécio Rodrigues Pereira Filho

"Acredito que o movimento pela instituição de RPPN's em propriedades rurais irá crescer e muito, auxiliando na articulação, na participação e no envolvimento de pessoas de todos os níveis pela ampliação de áreas naturais protegidas. Os proprietários e os apoiadores das RPPN's são semeadores de ousadias. Arrebatadores testemunhos de boas novas." RPPN Alto da Boa Vista Serra do Relógio Descoberto (MG)

Jose Luiz Monsores Jr.

Jose Luiz Monsores Jr.

"É uma honra trabalhar para a conservação da biodiversidade através de RPPNs. Eu acredito nas RPPNs porque na maioria dos casos elas representam um gesto em prol da coletividade de forma voluntária" Gestor Ambiental Programa Estadual de RPPNs do Estado do Rio de Janeiro Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

José Sávio Monteiro

José Sávio Monteiro

“Eu acredito nas RRPNs, pois sua criação pelos proprietários, advém do coração e do amor pela natureza, sendo um ato de nobreza a proteção do local, em caráter perpétuo para as futuras gerações, contribuindo para a preservação e conservação de nossas belezas e riquezas naturais, além de ser um belo exemplo de iniciativa cidadã para um mundo melhor no futuro” José Sávio Monteiro - Gestor da RPPN Pedra da Mina Proprietários: Ivan Jardim Monteiro e filhos Serra da Mantiqueira - Queluz (SP)

Kelly Cristina

Kelly Cristina

“Minha maior satisfação é ter a certeza de que todo dia eu faço parte da proteção de uma RPPN e inspiro outras pessoas a protegerem toda essa riqueza que só a natureza nos proporciona. Aqui a nossa única função é preservar.” Designer da Associação Caatinga - RPPN Serra das Almas Crateús (CE)

Lucas Moura

Lucas Moura

"Trabalhar com RPPN’s é trabalhar com o potencial do ser humano de sempre fazer algo diferente em prol da natureza. É um ato voluntário daqueles que acreditam em sua importância. Viver sustentavelmente é conviver com essa natureza que nos cerca!" Educador Ambiental da Associação Caatinga - RPPN Serra das Almas Crateús (CE)

Luciano Souza

Luciano Souza

"Eu acredito nas RPPNs porque é uma forma expressa de demonstração de amor a natureza" Consultor Ambiental

Lucio Flavo Marini Adorno

Lucio Flavo Marini Adorno

"Eu acredito na determinação do ser humano em prol de um planeta sustentável. Pensar globalmente e agir localmente é o lema que me envolve desde adolescente. Assim busco transmitir esse legado à minha nova geração mantendo sempre acesa a chama de instituir e manter uma RPPN viva!!!" RPPN Catedral do Jalapão - Tocantins

Luiz Fernando da Conceição Gomes Cardoso

Luiz Fernando da Conceição Gomes Cardoso

“Eu acredito nas RPPNs porque seu potencial está alicerçado na conservação da biodiversidade, uma atitude visionária com a proposta de um modelo de desenvolvimento ambiental e socioeconômico capaz de garantir a preservação e conservação dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações" Luiz Fernando da C. G. Cardoso – Gestor das RPPNs Poranga, Angaba e Porangaba Proprietários – Jürgen Döbereiner e Maria Luisa Arkcoll Raiz da Serra – Itaguaí (RJ)

Luiz Fernando de Andrade Figueiredo

Luiz Fernando de Andrade Figueiredo

"Eu acredito que as RPPNs poderão substituir a carência que temos de unidades de conservação oficiais, ampliando o habitat disponível para nossa biodiversidade. Tenho um interesse particular pelas aves e tem sido muito bom visitar RPPNs e constatar que são lugares onde muitas espécies de aves podem sobreviver, inclusive espécies ameaçadas de extinção" Centro de Estudos Ornitológicos - www.ceo.org.br Osasco (SP)

Pedro Antônio Dallacorte da Fontoura

Pedro Antônio Dallacorte da Fontoura

"Eu acredito que os adultos de hoje irão garantir um belo futuro para o nós adultos de amanhã. As RPPNs dos meus amigos D. Lúcia Curlin Japp (RPPN Morro dos Zimbros), Sr. Wilson Moreli (RPPN Chácara e Edith) e Paulo Tajes Lindner (RPPN Caetezal) estão garantindo não somente o meu futuro, mas o de muitas espécies de animais e plantas da Mata Atlântica" 11 anos - Estudante do Ensino Médio - Herdeiro do Planeta Blumenau (SC)

Renata Bomfim e Luiz Bittencourt

Renata Bomfim e Luiz Bittencourt

"Em 2007 eu, Renata Bomfim, e meu marido, Luiz Bittencourt adquirimos uma área de 4,485m² em Marechal Floriano, montanhas capixabas, para preservar. Luiz e eu somos apaixonados pela natureza e há algum tempo nutríamos o desejo criar uma reserva ambiental. As primeiras sílabas dos nossos nomes se reuniram, dando forma a esse projeto de vida que amamos como a um filho e que completa dez anos: a Reserva Natural Reluz. Em 2017 nos tornamos a RPPN RELUZ" RPPN Reluz Marechal Florino (ES)

Samuel Portela

Samuel Portela

"Minha realização profissional se faz presente todos os dias que acordo para ajudar aqueles que, por meio de um ato voluntário, garantem a permanência de um pedacinho da natureza para as futuras gerações. Por isso: EU ACREDITO NAS RPPNs!!!!!" Biólogo e Coordenador Técnico da Associação Caatinga - RPPN Serra das Almas Crateús (CE)

Sebastião Francisco Alves

Sebastião Francisco Alves

"Eu acredito nas RPPNs como forma de demonstrarmos a nossa convicção pela conservação e para perpetuar a natureza para as próximas gerações. Herança de meu pai que acabou por receber seu nome em homenagem e lembrança do grande pai que sempre foi, na área se pratica a agricultura de forma integrada com a natureza. Aqui o amanhecer e o anoitecer são sempre acompanhados pela orquestra da natureza" RPPN Remy Luiz Alves Montanhas no Entorno do Parna Caparaó – Muniz Freire (ES)

Terezinha Vareschi

Terezinha Vareschi

"Ao criar a reserva assumimos a responsabilidade de proteger, manter e preservar para todo o sempre um dos poucos remanescentes ainda bem preservados de Floresta com Araucária do Bioma Mata Atlântica em Curitiba. Acordar todos os dias neste lugar abençoado, nele trabalhar de forma voluntária frente à APAVE, ter o desafio diário de fazer a gestão da reserva e garantir sua sustentabilidade, é o que me move e me traz alegria, bem-estar e autorrealização" RPPNM Airumã Curitiba (PR)

Thalita Cavalcante

Thalita Cavalcante

"A mudança de paradigma do ser humano em relação a natureza e a criação de RPPNs representam a esperança de um futuro habitável no planeta" Advogada e Consultora Ambiental Alto Paraíso de Goiás (GO)

Viviane Garcia

Viviane Garcia

“As RPPNS refletem a determinação, vontade e amor das pessoas pela natureza, sua conservação e seus valiosos benefícios. Eu acredito nesse movimento, no ser humano e em um mundo melhor e mais sustentável através das RPPNS. Desejo muita força, crescimento e luz ao movimento RPPN” São Paulo (SP)

Wladimir Lemos

Wladimir Lemos

"Acredito nas RPPNs uma forma de perpetuidade em garantir para as gerações futuras um planeta ecologicamente equilibrado e provedor de recursos hídricos e de educação ambiental e social as comunidades do entorno" RPPN Rio dos Pilões - Reserva Ibirapitanga Santa Isabel (SP)

Coração 1

Coração 1

Sebastião Francisco Alves

"Eu acredito nas RPPNs como forma de demonstrarmos a nossa convicção pela conservação e para perpetuar a natureza para as próximas gerações. Herança de meu pai que acabou por receber seu nome em homenagem e lembrança do grande pai que sempre foi, na área se pratica a agricultura de forma integrada com a natureza. Aqui o amanhecer e o anoitecer são sempre acompanhados pela orquestra da natureza" RPPN Remy Luiz Alves Montanhas no Entorno do Parna Caparaó – Muniz Freire (ES)