ARTICULADORES ESTADUAIS

À partir de revisão do estatuto da entidade, realizada em 2020, foi criada a figura do "Articulador Estadual" para suprir de forma voluntária a necessidade de articulação dos Proprietários de RPPNs em estados que não possuem Associações​ Estaduais/Regionais e para garantir a representatividade dos interesses desses estados junto a Confederação Nacional de RPPNs.

A Confederação Nacional de RPPNs sugere de 1 a 3 articuladores por estado a serem escolhidos/legitimados pelos Proprietários de RPPNs dos seus respectivos estados. As funções e atribuições dos "Articuladores Estaduais" serão estabelecidas por meio da criação de um regulamento próprio a ser desenvolvido pela Diretoria Executiva em parceria com as Associações Estaduais/Regionais e Articuladores Estaduais.

Adriane Formigosa
Amapá

Bióloga, mestranda em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (INPA). Fundadora e Diretora do Instituto Mapinguari. Atuou entre 2017 e 2019 com gestão pública de áreas verdes urbanas. Foi voluntária de 2013 à 2017 na RPPN Revecom (Amapá), sendo indicada pela reserva para atuar na articulação estadual das RPPNs do estado do Amapá.

Ramiro Manoel
Paraíba
Angela Leony
Bahia

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Licenciatura em Biologia, Especialização em Administração Pública com Aprofundamento em Gestao Ambiental. Mestrado em Geografia com área de concentração em Meio Ambiente. Esteve gestora de várias Unidades de Conservação do Governo do Estado da Bahia e hoje faz a gestão da sua própria UC, a RPPN Pico do Barbado, localizada na Chapada Diamantina.

Jorge Velloso
Bahia
Aarão Lins de Andrade Neto
Pernambuco

Graduado em Engenharia Agronômica pela UFRPE, Pós Graduado em Gestão de Recursos Hídricos pela UFAL, Chefe de Unidade de Conservação do IBAMA-PE, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, Presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Gravatá (PE), Secretário de Meio Ambiente de Gravatá (PE) e Proprietário da RPPN do Benedito em Gravatá (PE)

Bárbara Cavalcante
Pernambuco
Fabio Enrique Torresan
Sergipe

Bacharel em Ecologia (UNESP, Rio Claro, SP) com mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar, São Carlos, SP). Trabalhou no IBAMA com compensação ambiental para unidades de conservação e no licenciamento ambiental de empreendimentos do setor energético (usinas hidrelétricas, usina nuclear, gasodutos e linhas de transmissão). No Ministério do Meio Ambiente, trabalhou junto à Diretoria de Áreas Protegidas, onde participou de projetos de criação, implantação e gestão de Unidades de Conservação. Entre 2007 e 2017 trabalhou como pesquisador na Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP) e atualmente é pesquisador na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), atuando nas áreas de ecologia espacial, ecologia da paisagem, biodiversidade, geoprocessamento e sensoriamento remoto. É gestor da RPPN do Caju, em Itaporanga d’Ajuda, SE.

Em breve informações

Em breve informações

Em breve informações