top of page
Inscrições

Sobre as RPPNs

Selo Comemorativo 30 Anos - Original.png
Logo_31_de_Janeiro_alta_resolução.jpg

Em 2020 as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) completaram 30 anos de existência!

As RPPNs surgiram na década de 1990 e mais tarde foram incluídas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) pela Lei n° 9.985/2000.

 

Trata-se da única categoria de Unidade de Conservação (UC) onde a criação se dá por um ato voluntário do proprietário(a) da área natural.

As RPPNs brasileiras são reconhecidas como uma das maiores iniciativas de conservação voluntária de áreas naturais particulares em todo o mundo. Juntas, as mais de 1.700 reservas existentes conservam de forma 100% voluntária mais de 800 mil hectares de áreas naturais e biodiversidade "para todo o sempre", sendo o compromisso de criação registrado em caráter perpétuo na matrícula do imóvel.

As RPPNs contribuem para a realização de atividades de turismo sustentável, pesquisa científica e educação ambiental. Contribuem também para a ampliação das áreas protegidas no país, apresentando índices altamente positivos para a conservação, para a proteção da rica biodiversidade de fauna e flora dos biomas brasileiros e para a preservação espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção.

As RPPNs são na atualidade a modalidade de Unidade de Conservação que mais cresce em todo o Brasil, protegendo a natureza em áreas urbanas e rurais!

Participe desse movimento voluntário! Crie a sua RPPN!

Banner_Patrocínio_Categoria_Dossel_II.p
bottom of page