SOBRE

A Confederação Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) é a instância máxima de representação das RPPNs no Brasil. Junto com as associações estaduais e regionais/municipais a CNRPPN atua no desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a integração dos proprietários de RPPNS e para o constante aperfeiçoamento de políticas públicas relacionadas a essa importante modalidade de Unidade de Conservação.

No Brasil já somos mais de 1.400 reservas que juntas "voluntariamente" conservam 764.504,81 hectares de áreas naturais em todos os biomas brasileiros!  

Crie a sua reserva! Ajude a conservar de forma afetiva e efetiva a biodiversidade brasileira!

EQUIPE DE GESTÃO COMPARTILHADA
Lucio Flavo
Marini Adorno

PRESIDÊNCIA

Geógrafo com Mestrado pela Unesp e Doutorado pela UFRJ em Meio Ambiente. Fundou em 2010 a RPPN Catedral do Jalapão no município de São Félix do Tocantins (TO).

Jose Luiz
Monsores Júnior
Maria Cristina Weyland Vieira

DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Geógrafa com Mestrado em Geociências e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Atua como consultora ambiental e Coordenadora de projetos ambientais no Brasil. Participou de vários eventos da ONU representando ONGs brasileiras integrando-se a coalizões internacionais. Em 2016  foi aprovada como membro da Comissão Internacional de Áreas Protegidas da IUCN. Atua em 3 ONGs ambientalistas dedicadas a Conservação da Natureza em Terras Privadas: CNRPPN, Associação de RPPN de Minas Gerais (Presidente)  e Instituto Sul-Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza (Vice-Presidente).

SECRETARIA GERAL

Gestor ambiental pela Faculdade de Educação Tecnológica - FAETERJ, e Mestre em Biodiversidade e Unidades de Conservação pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Atua há 10 anos em projetos de conservação ambiental junto a organizações do terceiro setor e órgãos públicos, tendo sido coordenador de conservação em terras privadas da Entidade Ambientalista Onda Verde, consultor em conservação pela Associação Patrimônio Natural (APN) e consultor ambiental junto Programa estadual de RPPN – Pro RPPN do Instituto Estadual do Ambiente (Inea)  entre as fases 1 e 3. Também atuou como consultor junto a Food and Agriculture Organization – FAO, fomentando a criação de RPPNs nos municípios de Angra dos Reis e Paraty. Atualmente integra a equipe da fase 4 do Pro RPPN do Inea. Dentre as suas especialidades, destacam-se: planejamento para a conservação, gestão de projetos, conservação em terras privadas e gestão ambiental. Participação em autoria de uma publicação e um artigo, bem como quatro resumos para congressos. É membro da Confederação Nacional de RPPNs.

Ciro Couto

CONSELHO FISCAL

Gestor Ambiental responsável pela RPPN Morro das Aranhas localizada no município de Florianópolis (SC) e Presidente da Associação de Proprietários de RPPN de Santa Catarina - RPPN CATARINENSE.

Flávio Ojidos

CONSELHO FISCAL

Advogado e consultor ambiental, proprietário da RPPN Gigante do Itaguaré (SP), atua no desenvolvimento de negócios ambientais voltados para a viabilidade econômica das RPPNs.

Lisiane Becker

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Mestre em Biologia, atua nas áreas de Gestão Ambiental, Políticas Públicas, Zoologia, Parasitologia e Educação Ambiental. Integra colegiados consultivos  deliberativos como o CONAMA, CDFNMA, CNRBMA e o CONSEMA-RS, e coordena 

coletivos ambientalistas como APED, MA-RS e RMA. Atua há mais de 20 anos na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Guaíba (RS). Também é Sócia-Fundadora e Responsável Técnica da ONG ambientalista MIRA-SERRA 

onde atua voluntariamente, desde outubro/2000.

Laércio Sousa

CONSELHO FISCAL

Administrador de Empresas pela Universidade Paulista, é empresário e ambientalista. Tem ampla atuação com Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs): além de gestor de reservas privadas, é presidente da Associação de Proprietários de RPPNs do Mato Grosso do Sul (Repams) e membro do Comitê Consultivo de RPPNs do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio). É também conselheiro da Reserva da Biosfera do Pantanal, do Instituto SOS Pantanal, do Instituto do Homem Pantaneiro e do Instituto Arara Azul e ex-conselheiro do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)

Monica Fonseca
Jorge Velloso Vianna

CONSELHO CONSULTIVO

Em breve informações por aqui!

CONSELHO CONSULTIVO

Em breve informações por aqui!

Sonia Wiedmann

CONSELHO CONSULTIVO

Em breve informações por aqui!

Sebastião Francisco Alves

DIRETORIA TÉCNICA

Biólogo com Especialização em Ecologia. Desenvolve atividades de agricultura ecológica em sua propriedade rural no município de Muniz Freire (ES), onde criou em 2010 a RPPN Remy Luiz Alves, reconhecida pelo IEMA-ES em 2011. 

Luiz Nelson
Faria Cardoso

CONSELHO FISCAL

Gestor em Planejamento Ambiental. Criou a RPPN Fazenda Bom Retiro, no Rio de Janeiro, em 1993.

Angelo Guimarães Simão
Ana Maria Juliano

DIRETORIA ADM. FINANCEIRA

Advogada, Pós-Graduada em Direito Ambiental, Bióloga, Mestranda em Biologia da Conservação. Presidente da Charrua - Associação de Proprietários de RPPNs do Rio Grande do Sul. Proprietária e Administradora da RPPN Fazenda Morro Sapucaia com 90,25 hectares no município de Sapucaia do Sul (RS). Autora do livro "RPPN Um novo conceito de propriedade".

Deise Moreira Paulo

CONSELHO FISCAL

Em breve informações por aqui!

Fernando José Pimentel Teixeira

DIRETORIA DE INFORMAÇÕES

Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE, Professor e Pesquisador, fundou em 2014 a RPPN Refúgio Carolina no município de Campo Largo (PR). Atua desde 2012 como articulador na Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (APAVE) e desde 2014 na Diretoria de Informações da CNRPPN onde ajudou a realizar com a participação de outros colaboradores o Levantamento Colaborativo das RPPNs Brasileiras e o Painel de Indicadores da CNRPPN.

Terezinha Vareschi

CONSELHO CONSULTIVO

Graduada em Letras pela UFPR em 1975. Formada no Brasil, e na França como Terapeuta Holística. Proprietária e gestora da RPPNM Airumã em Curitiba (PR) , criada em 2013. Presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (APAVE), a qual ajudou a fundar em 2011. Vice-Presidente da BioRede Paraná, fundada em 2015.

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Professor e Educador Ambiental, fundou com a sua esposa Chris a RPPN Rio das Lontras (SC). Organizou em 2005 o 1º Fórum Catarinense de RPPN, onde surgiu a ideia  de criação da Associação Catarinense de RPPN. Contribuiu para a conquista de uma cadeira para a associação no Consema (SC) e para a criação da nova logomarca da CNRPPN e do Dia Nacional das RPPNs - 31 de Janeiro.

Wilson Loureiro

CONSELHO CONSULTIVO

Em breve informações por aqui!

Beto Mesquita
Fabiana Dallacorte

DIRETORIA PESSOA JURÍDICA

Bióloga, Mestre em Engenharia Ambiental, ambos pela FURB – Universidade Regional de Blumenau e diretora da Bio Teia Estudos Ambientais Ltda ME. Herpetóloga especializada nos anfíbios anuros da Mata Atlântica no Vale do Itajaí. Atua como coordenadora de projetos de planejamento, conservação e implementação de áreas protegidas, além de coordenar estudos de impactos ambientais e monitoramentos. Atualmente coordena dois planos de manejo em APA, um plano de manejo em uma Estação Ecológica e um plano de manejo em RPPN de uma empresa de celulose. É também coordenadora do Consórcio Passarinho no projeto de promoção e fortalecimento de RPPNs no estado do RJ, projeto que abrange 46 RPPNs, 2 parques estaduais e 2 federais. É também mãe do Pedro Antônio, esposa do Rui Fontoura e reside em Blumenau – SC.

CONSELHO CONSULTIVO

Engenheiro Florestal e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e Mestre em 

Conservação da Biodiversidade pelo CATIE (Costa Rica). Atua há 23 anos em organizações do terceiro setor, tendo sido pesquisador titular e coordenador de Ecoturismo e

Áreas Protegidas do Instituto de Estudos Socioambientais do

Sul da Bahia (IESB) e coordenador, diretor de Programas e, por último, diretor executivo do Instituto BioAtlântica (IBio). Atualmente, integra a equipe da Conservação Internacional

no Brasil, como diretor de Estratégia Terrestre, depois de

atuar por dois anos e meio como diretor para a Mata

Atlântica da mesma organização. Suas especialidades são

conservação em terras privadas, restauração florestal,

corredores ecológicos, diálogos e iniciativas intersetoriais e

de múltiplos interessados, planejamento estratégico para

conservação e serviços ecossistêmicos. Autor de três

publicações e dezenas de capítulos e artigos sobre estes

temas. É membro do Conselho de Coordenação do Pacto Pela

Restauração da Mata Atlântica, do qual foi coordenador geral

entre 2013 e 2015. Integra ainda os conselhos do Diálogo

Florestal, da Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) e do Conservation Strategy Fund (CSF-Brasil), além do Conselho Editorial do site O Eco.

© 2017 por CNRPPN. Orgulhosamente criado com Wix.com